Educação e evangelização estão no centro de nossa missão. O serviço por nós realizado que chamamos de projeto educativo pastoral quer a promoção integral da pessoa. Os primeiros e principais destinatários da nossa missão são os jovens, especialmente os mais pobres, os jovens trabalhadores e aqueles que se encaminham para o trabalho e as vocações apostólicas. Em atenção a estes destinatários privilegiados, trabalhamos também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social, e entre os povos ainda não evangelizados.
As atividades e obras através das quais nós salesianos preferimos desenvolver a missão dependem das necessidades e das situações das pessoas a quem servimos. Realizamos atividades e obras nas quais é possível promover a educação humana e cristã dos jovens como:
- Oratório e o Centro Juvenil
- Escola e a Formação Profissional
- Universidade
- A Paróquia
- Obras e serviços sociais para os jovens em situação de risco
- A comunicação social
Esses ambientes educativos pastorais também se traduzem nos trabalhos com a Articulação da Juventude Salesiana; o Voluntariado Missionário Salesiano; serviços de acompanhamento vocacional; serviços especializados de formação cristã; e centros de acolhida para adolescentes e jovens.
A nossa vocação é vivida através da nossa consagração apostólica, isto é, o ato de oferta total a Deus: a nossa vontade (o voto de obediência), os nossos bens (o voto de pobreza) e o nosso ser inteiro (o voto de castidade). Através de nossa consagração nos dispomos livremente a seguir Jesus Cristo mais de perto e a trabalhar com Ele na construção do Reino.
“A nossa vida de discípulos do Senhor é uma graça do Pai que nos consagra com o dom do seu Espírito e nos envia para sermos apóstolos dos jovens… A missão dá a toda a nossa existência o seu tom concreto, especifica a tarefa que temos na Igreja e determina o lugar que ocupamos entre as famílias religiosas”. (Const. art. 3)