“Nós Salesianos de Dom Bosco (SDB), formamos uma comunidade de batizados que, dóceis à voz do Espírito, intentam realizar numa forma específica de vida religiosa o projeto apostólico do fundador: ser na Igreja sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres. No cumprimento desta missão, encontramos o caminho da nossa santificação”. (Const. 2)
Sentimo-nos chamados por Deus para caminhar nas pegadas do nosso fundador. ‘O Senhor indicou a Dom Bosco os jovens, especialmente os mais pobres, como primeiros e principais destinatários da sua missão’. Cremos que essa opção pelos jovens é de extrema importância: ‘Os jovens vivem uma idade em que fazem opções fundamentais de vida que preparam o futuro da sociedade’.
Estamos convencidos de que a nossa opção pelos jovens mais pobres da sociedade é um imperativo categórico. São os que têm menos vantagens, são os mais condicionáveis, os mais vulneráveis e, frequentemente, expostos a graves perigos que os tornam facilmente ‘vítimas de injustiças’. Com Dom Bosco reafirmamos a preferência pela ‘juventude pobre, abandonada, em perigo’, que tem maior necessidade de ser amada e evangelizada, e trabalhamos especialmente nos lugares de mais grave pobreza.