Jesus Cristo é a nossa principal fonte de inspiração: nossa ‘Regra viva’, nosso ‘modelo’, ‘Pastor’ e ‘Guia’, nossa ‘Meta’. A leitura do Evangelho nos torna mais conscientes da importância da sua presença e da sua força em nossas vidas: A gratidão ao Pai pelo dom da vocação divina a todos os homens; a predileção pelos pequenos e pelos pobres; a solicitude no pregar, curar, salvar por causa da urgência do Reino que vem; a atitude do bom Pastor que conquista com a mansidão e o dom de si; o desejo de reunir os discípulos na unidade da comunhão fraterna. (Const. Art. 11)
NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Maria, a Mãe de Jesus, é a patrona principal da nossa Congregação. Mostrou a Dom Bosco o seu campo de apostolado entre os jovens e foi sua guia constante e seu apoio no trabalho, de modo especial, na fundação da Congregação. Em sua honra, Dom Bosco fundou com Maria Mazzarello o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora como testemunho vivo de gratidão. Cremos que Ela está presente em nossas vidas e nos entregamos a Ela para sermos testemunhas mais verazes do amor ilimitado do seu Filho aos jovens.
SÃO JOSÉ
Sua humilde aceitação do plano do Pai na história da salvação, sua constante dedicação a Jesus e a Maria através do trabalho de carpinteiro e sua influência na formação de Jesus adolescente, são razões pelas quais o invocamos como patrono, esforçando-nos por viver a nossa vocação e a nossa missão de hoje.
SÃO FRANCISCO DE SALES
Pastor cheio de zelo e mestre de caridade, inspirou Dom Bosco com seu humanismo otimista e sua dedicação absoluta ao cuidado pastoral das almas. Em 1854 Dom Bosco declarou: ‘Nossa Senhora quer que criemos uma Congregação. Decidi que nos chamaremos Salesianos. Colocamo-nos sob a proteção de São Francisco de Sales, com a finalidade de participar da sua imensa amabilidade’. Em 1854, Dom Bosco deu o nome de ‘Pia Sociedade de São Francisco de Sales’ ao primeiro pequeno grupo de 17 jovens que desejavam seguir os seus passos trabalhando pela juventude.